Assistir a um filme nem sempre pode ser considerado apenas um entretenimento, um passatempo. Às vezes um filme pode se tornar um ótimo momento de reflexão. Existem filmes que foram feitos para sentarmos, degustarmos e refletirmos por um bom tempo. Alguns são tão marcantes que nunca mais sairão de nossas mentes. Eis uma lista de alguns que permanecem conosco e que deveriam ser vistos por todos antes da morrer:
15- À Procura da Felicidade
Chris Gardner é um pai de família que enfrenta muitas dificuldades financeiras, vendendo aparelhos médicos que ninguém quer comprar por serem muito caros. Gardner torna-se obstinado na luta pela sobrevivência e sustento de sua família. Ele consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe remuneração pelos serviços prestados, porém, persiste, pois acredita que poderá ser futuramente contratado. A mulher o abandona e ele é obrigado a tomar conta sozinho do filho de apenas cinco anos de idade. Em meio a todos os problemas, eles são despejados do apartamento onde vivem por falta de pagamento, e têm de dormir em estações de metrô, banheiros públicos e albergues. Mesmo assim, ainda acredita que dias melhores virão.
14- Sempre ao seu Lado
Quando Hachiko, um filhote de cachorro da raça akita, é encontrado perdido em uma estação de trem por Parker (Richard Gere), ambos se identificam rapidamente. O filhote acaba conquistando todos na casa de Parker, mas é com ele que acaba criando um profundo laço de lealdade. Baseado em uma história real, é um emocionante filme sobre lealdade.
13- A Última Tentação de Cristo
O filme retrata a vida de Jesus Cristo e a sua luta contra várias formas de tentação, incluindo medo, dúvida, depressão, relutância e luxúria. Isso é retratado no livro e no filme com Cristo imaginando-se envolvido em atividades sexuais, uma ideia que provocou a indignação de alguns cristãos. O filme inclui um aviso explicando que se afasta da interpretação bíblica comumente aceita da vida de Jesus, e não se baseia nos Evangelhos.
12- Desejo e Reparação
Em 1935, no dia mais quente do ano na Inglaterra, Briony Talles e sua família se reúnem para um fim de semana na mansão familiar. Por conta da 2ª Guerra Mundial, o momento político é tenso e, em meio ao calor opressivo, emergem antigos ressentimentos. Cinco anos antes, Briony, então aos 13 anos, usa sua imaginação de escritora principiante para acusar Robbie Turner, o filho do caseiro e amante de sua irmã mais velha Cecília, de um crime que ele não cometeu. A acusação na época destruiu o amor da irmã e alterou de forma dramática várias vidas.
11- Efeito Borboleta
Filme perturbador, que mantém o espectador pregado na poltrona acompanhando as muitas reviravoltas na vida de Evan, um jovem que descobre a habilidade de voltar sua consciência no tempo. Ele usa este poder para retornar à sua conturbada infância, marcada por problemas de memória, e mudar o rumo de sua vida, alterando o presente da mulher que ama, de seus amigos e família. Mas descobre que manipular o passado não significa controlar o futuro.
10- Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças
Joel fica atordoado ao descobrir que sua garota, Clementine, apagou da mente as lembranças de seu tumultuado relacionamento. Desesperado ele contrata o inventor do processo para fazer o mesmo tratamento. Mas, quando suas lembranças de Clementine começam a se desfazer, Joel repentinamente descobre o quanto ainda a ama.
9- O Céu de Outubro
No fim dos anos 50, o adolescente Homer Hickam descobre que os russos colocaram o satélite Sputnik em órbita, e começa a sonhar em também mandar um foguete para o espaço. Rapidamente ele convence alguns amigos a participar do projeto, com o apoio de sua professora Frieda Riley, mas o pai de Homer acha tudo isso uma perda de tempo. Está lançada uma das mais inspiradoras histórias de todos os tempos, repleta de humor e interpretações soberbas, embaladas ao ritmo do clássico rock 'n' roll. Baseado numa história real.
8- Além da Linha Vermelha
Uma visão assustadora e ao mesmo tempo filosófica da batalha que ocorreu no Pacífico durante a Segunda Guerra. O filme mostra os horrores da guerra, mas ao mesmo tempo ilustra como o homem é capaz de feitos grandiosos ainda que esteja cercado de empecilhos por todos os lados. O embate de idéias entre o soldado ateu Edward Welsh (Sean Penn) e o sonhador Robert Witt (Jim Caviezel) dá um toque filosófico ao filme. O diretor conseguiu transformar a carnificina da guerra em uma obra de arte.
7- A Lista de Schindler
O filme apresenta a indelével história real do enigmático Oskar Schindler, membro do partido Nazista e bon vivant que lucrava com a guerra, e que salvou a vida de mais de 1100 judeus durante o holocausto. É o triunfo de um homem que fez a diferença e o drama daqueles que sobreviveram a um dos mais negros capítulos da história da humanidade graças ao que ele fez.
6- Os Miseráveis (1998)
Baseado na obra de Victor Hugo, o filme conta a história de um homem que foi condenado a trabalhos forçados por ter roubado um pão para os filhos de sua irmã. Após ser libertado o homem procura abrigo numa igreja e é abrigado por um bondoso padre. Mas o homem não resiste à tentação e foge, levando toda a prataria da igreja. Capturado pela polícia e levado perante o padre, o religioso diz à polícia que havia dado a prataria para o homem. Após esse ato de misericórdia, a vida do homem se transformará e ele fará de tudo para ajudar as pessoas, embora ainda seja perseguido por sombras do passado.
5- A Luta pela Esperança
A história verídica de um antigo astro do boxe que, após sucumbir ao declínio, tem uma nova chance de vencer o campeonato mundial de pesos pesados. Sua busca e sua heroica luta pela redenção vão inspirar a todos. Uma das melhores interpretações de Russel Crowe.
4- Nós que Aqui Estamos, por Vós Esperamos
Um filme-memória do século XX, a partir de recortes bibliográficos de pequenos e grandes personagens. Num século que primou pela brutalidade e estupidez, a obra vai buscar momentos luminosos de criatividade e beleza.
3- A Escolha de Sofia
A história de uma mãe polonesa que foi capturada e levada para os campos de concentração com seus dois filhos durante a Segunda Guerra Mundial. Um soldado nazista a obriga a fazer a escolha mais difícil que uma mãe pode fazer: escolher um de seus filhos para ser morto. Se ela se recusasse a fazer a escolha, ambos seriam mortos. Meryl Streep faz uma das melhores interpretações já vistas no cinema.
2- Na Natureza Selvagem
Um jovem de família rica, recém-formado na faculdade, resolve abandonar toda uma vida de conforto para se aventurar pelo território americano em busca de liberdade. Durante a viagem ele conhece pessoas incríveis que mudariam para sempre sua visão de mundo. Depois de dois anos de aventuras, ele decide fazer a viagem mais arriscada de sua vida, ir sozinho ao Alasca. Baseado em um história real, o filme é inesquecível.
1- Filadélfia
"O mundo é uma selva e só estamos seguros perto de nossa família e de nossos amigos". Essa é ideia do filme estrelado por Tom Hanks, que interpreta um competente advogado que é demitido após descobrir que está com AIDS. Uma dura demonstração de como o sistema pode destruir o ser humano. Um filme de profundas emoções e de atuações inesquecíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário